QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

HOJE É O DIA DA ABERTURA DAS "JANELAS DO SOBRADO"

           
            Hoje por volta das 19h00, no Salão Paroquial, será finalmente lançado o livro "AS JANELAS DO SOBRADO", do escritor buiquense e cordelista, Paulo Tarciso - o Paulinho do Fórum - o que significa motivo de muita satisfação para nós buiquenses em ter mais  um escritor em nossa terra, embora à duras penas, mesmo assim, a gente que se dedica às letras e às artes, sofre pela falta de patrocinador o que dificulta em muito iniciativas como essa de patrocinar a nossa cultura. O livro de Paulo Tarciso, é praticamente autobiográfico, em que retrata traços importantes vividos pelo autor, ao tempo em que relata fatos e passagens da vida de Buíque, que muitos desconhecem, daí a importância do livro do nosso "Paulinho".
            Sei das dificuldades de se publicar um livro, porque em 1988 fui o primeiro buiquense vivendo em Buíque, a publicar com recursos próprios o meu primeiro livro. Não obtive patrocínio de quem quer que seja, a não ser de meu irmão Miltinho e de Dr. Zé Cursino, de outros buiquenses não tive incentivo algum. É uma pena que os que estão no poder de mando, não procurem incentivar a ajudar iniciativas que só vem a engrandecer a nossa terra. Da mesma forma que eu, Paulinho não recebeu ajuda de ninguém. O seu livro foi bancado por conta própria, isso porque, a vontade de mostrar a nossa arte é muito maior do que o valor do qual dispomos para escrever um livro. Se gasta tanto em asneiras, então por qual razão não se investe em cultura, hem minha gente, principalmente dos órgãos públicos! - E o que dizer desse comércio tacanha de Buíque, hem, que da mesma forma não ajuda em nada e só quer ganhar às custas de explorar do povo com juros extorsivos e sequer salário mínimo paga aos seus funcionários! - Pior é o fato de até as calçadas, que são públicas, ficarem imperidas de ser utilizadas pelos transeuntes.
               Como convidado especial do amigo Paulinho, não sei se estarei presente, por questões de ordem superior, mas vou fazer o possível para fazer parte do evento, pois se trata de algo de grande importância para todos nós buiquenses. Um dos escritores buiquenses, que se pudesse estaria nesse evento, com certeza seria o nobre amigo Cyl Gallindo, que tem o seu cordão umbilical ligado ao nosso Buíque. Tenho orgulho também, de ser o autor da "orelha" do livro do nosso amigo Paulinho. Buíque com certeza estará de parabéns com esse importante evento.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO


1) - Bem, o prefeito Jonas Neto, não é mais PSDB. Agora é PSD, partido político de criação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para ser uma janela dos insatisfeitos do próprio DEM, do qual ele é originário e do PSDB. É mais um partido fisiológico e que nada tem a ver com o estilo político do antigo PSD da década de cinquenta.

2) - Na verdade hoje, não mais perdura os partidos que religiosamente se seguiam os seus estatutos e as ideologias. O que existe mesmo é um amontoado de partidos de aluguel que só se interessam mesmo pelo poder e pela barganha política de vantagens e de cargos. Vejam o caso do PT! - Quem eras o PT e quem és hoje, hem? - Filia qualquer um e o importante mesmo é alguma vantagem. Até João Paulo, fundador do PT de Pernambuco, estão querendo escorraçar, então que PT é esse, hem?

3) - Até mesmo em Buíque, o PT nunca foi um PT  de verdade e agora pirou de vez, a partir do momento que quer emplacar um indivíduo que não tem o menor conhecimento do que seja partido político para ser candidato a prefeito de Buíque e que sempre foi um arquimedista doente. E aí, PT, que tens de PT, hem?

4) - A bem da verdade, o PT de Buíque queria emplacar qualquer um que quisesse topar a parada. Foram sondados vários outros comerciantes, ao invés de trabalhadores, já que se trata do PT, para entrar na parada e ninguém aceitou. Mas deixa estar que apareceu um "Cristo" que aceitou a parada. Só se espera que não seja mais um Zé Amaro da vida na política de Buíque, certo camaradas!

5) - Por falar em trabalhador, João Paulo, era serralheiro e se tornou uma liderança política de amplitude nacional, da mesma forma de Lula o foi. Então camaradas, que PT é esse de Buíque que só quer emplacar empresários para ser o seu candidato majoritário? - Vereadores serão assim também, é isso?

6) - Mais um partido criado, não deixa de ser mais  uma sigla partidária para abrigar uma leva de políticos que certamente não teem onde se abrigar. Mas deixa estar. É só mais uma sigla e só: PSD.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OS RISCOS INERENTES A CADA PROFISSÃO

      
          Em Julgamento pelo Júri dos Estados Unidos, o médido de Michael Jackson, Conrad Murray,  poderá o mesmo vir a ser condenado por homicídio culposo, apesar de toda guerra de holofotes e execração pública do caso, inclusive com a mostra de uma foto do corpo do pop star, em cima de uma maca, pouco tempo depois de sua morte, o que poderia, se o Conselho de Sentença americano não fosse movido pelo sensasionalismo (ou será que também não o é?), mas sim pelas reais circunstâncias de cada caso, podir-se-ia estar diante de uma provável condenação cinematográfica, à pena de morte. Isso não quer dizer que lá não cometam eles também, erros crassos de condenação sem causa ou carente de provas cabais e reais, como ocorro nesta plagas de origem portuguesas. Se fosse no Brasil, pela dimensão que o caso ganhou e pelas luzes dos holofotes, do pitaco midiático, com certeza o sujeito já estaria condenado por antecipação, quer fosse por homicídio doloso, quer por culposo. Em ambos os casos o acusado estaria com certeza em maus lençóis. Lá nos Estados Unidos, diferentemente do nosso sistema, os juízes de direito e promotores de justiça, são eleitos pelas comunidades e não teem que ser sumbmetidos a cansitivos e exaustivos concursos públicos, que na maioria dos casos, não é uma prova inconteste de que o magistrado ou representante do ministério público, tenha sido o melhor escolhido para o cargo, mesmo que tenha sido o laureado do concurso ou ficado entre os primeiros colocados. Às vezes até, aquele que fica no rabo da gata, desempenha melhor a função de juiz ou de promotor, do que os que são os primeiros colocados. Nesse mister,  não é uma condição sine qua non, para que juiz ou promotor seja o melhor, cada qual no exercício do seu munus profissional. Agora a questão lá, é de cultura, que vem desde a libertação americana dos colonizadores ingleses. Quanto a nós, colonizados pelos portugueses, com certeza se aplicada essa fórmula, seria da mesma forma que a eleição de uma espécie de Conselho Tutelar ou Presidente de Associação Comunitária, aonde o que viria a sopesar mesmo seria o lado político do indivíduo, não querendo dizer com isso, que lá o sistema deles, americanos, não seja contaminado pela política, já que se trata de cargo eletivo escolhido em meio a interesses entre eleitores republicanos e democratas, que vivem se digladiando por uma boquinha do poder.
            A questão crucial a ser discutida não é propriamente essa da Justiça Americana, mas sim, os riscos que se pode deparar com o exercício de cada profissão e a responsabilização por cada erro que se possa cometer, o que é perfeitamente natural em determinados casos, noutros, não existe explicação plausível, quando se trata de imperícia, imprudência e negligência, mesmo assim, quem assim age, não age com a consciência do dolo, mas sim, agiu sem prever ou querer o resultado. Na verdade ninguém tira a vida de alguém, ou age com o intuito de fazer o mal, senão de forma que venha do âmago da vontade interior de cada um, isso porque, em sendo profissional responsável não se pode agir com essa vontade que vem de dentro da alma de cada um. Uns tem a tendência preoordenado para cometer maldades, já outros tem a responsabilidade de buscar nos meios instrumentais dos quais domina, fazer sempre o bem e na medida do possível, salvar vidas e não tirá-las de forma vil e injustificável. 
               Os tantos e tantos erros médicos cometidos no Brasil, nem sempre estão ligados à habilidade do profissional, mas sim, pelo acúmulo desordenado de pacientes, a péssima assistência médico-hospitalar da saúde pública e em grande parte, da má formação profissional recebida pelos profissionais, fazendo com que eles em grande parte, nos erros que cometem, o façam por imperícia, negligência e imprudência, eis aí o nó maior da questão. E isso, diga-se de passagem, não só é mérito do médico não senhor. Da mesma forma que o médico, o advogado pode ser considerado incapaz por não ter o devido conhecimento, em defender um seu cliente e termina por levá-lo à condenação, quando viável o caminho da absolviação; o engenheiro com má formação, pode projetar um prédio, construir e depois vir ele a ruir porque não foram tomadas as devidas medidas preventivas no projeto de engenharia e com isso, vir a ceifar a vida de inúmeras pessoas. Então a responsabilidade de qualquer profissional, é muito grande diante daquilo que nos colocam nas mãos para resolver, seja um médico, um engenheiro, um motorista,  um advogado, uma enfermeira, ou qualquer que seja o profissional. Ele tem que ser melhor do que bom, para sempre fazer com as coisas não venham a ter problemas por questão de imperícia, imprudência e negligência, que em muitos casos, mesmo sendo o profissional extremamente habilidoso, não evita que determinados sinistros venham a acontecer.
            O médico de Michael Jackson, por mais que queiram responsabilizá-lo pela morte do pop star, talvez o seu maior pecado tenha sido pelo excesso, em face da situação de estresse do cantor e de seu estado emocional em função da montanha de riqueza que erigiu em sua carreira e que estava desmoronando ou que já tinha caído à pique e que, em seu show que estava em formação, queria recuperar muito do que havia perdido em suas despesas exorbitantes e os gastos desnecessários com as suas esquisitices. Na verdade, querem é fazer mais um show para dar audiência mundial com esse julgamento hollywoodiano da morte de Michael Jackson, tendo o seu médico particular Conrad Murray, como um bode expiatório, esta pode ser a verdade que se esconde por trás das cortinas de mais um megaespetáculo do artista pop star americano, mesmo que seja post mortem.  

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A FORÇA QUE VEM DE DENTRO DE CADA UM DE NÓS

          
           Em certa fase da minha vida, andando sem rumo, atônito, desesperado e chorando muito dentro de mim mesmo, perambulava sem saber para onde ir. Não sabia se falava com alguém e contava da minha sofreguidão, se entrava numa igreja para rezar aos céus, se entrava num templo para pedir ajuda a alguma divindidade, se buscava um pastor para que orasse por mim, enfim, não sabia a quem realmente procurar. Por fim, mesmo cético, resolvi entrar num bela igreja banhada de ouro, em estilo barroco, antiga e rezei aos pés do Senhor Morto, cheguei mesmo a verter lágrimas dos olhos, mesmo assim, ao terminar minhas orações, saí da igreja e tudo continuava o maior reboliço de aflição dentro de mim; então mais na frente, encontrei uma igreja protestante, busquei um pastor, que com a mão em minha cabeça, balbuciou como quem fazia alguma prece forte,  uma oração, e terminando por dizer que eu poderia seguir meu caminho que estava curado; saindo logo depois, a aflição em minh'alma era tanta, que parecia que de nada adiantava as rezas e orações e resolvi então, me aconselhar num pomposo templo oriental, onde um homem franzino que parecia mais um mestre sábio, que pacientemente me ouviu e disse-me que eu estava com a alma um tanto quanto perdida e que devia me purificar através de algum mantra oriental para poder ficar de alma limpa e seguir o meu caminho em paz; de nada também me adiantou esse aconselhamento e essa conversa mantida com o mestre que mais parecia budista e, por fim, relatando os meus problemas a uma pessoa conhecida, ela me mandou que eu procurasse ajuda na psicoterapia, que certamente, me daria um jeito, que meu problema maior estava na alma, era uma questão de subsconsciente confuso e a pessoa indicada para cuidar de mim seria um psicólogo ou psicoterapeuta. Não tive dúvida, fui de logo procurar um profissional dessa área e começamos a fazer as sessões de análise dos meus problemas que tanto afligiam a minha alma, mas com cinco ou seis sessões, sentia que também aquilo em nada estava me adiantando para resolver os meus problemas aflitivos e terminei por não mais procurar o psicólogo e deixeu que o tempo se encarregasse da minha doença aflitiva d'alma. Estava por chegar à conclusão que os meus problemas eram intrisicamente do fundo de minha alma, do meu eu ontológico.
      O tempo foi passando e eu pensava, imaginava e os meus problemas do interior subjetivista, persistiam, parecia até que ficavam ainda mais encalacrados na minha alma e pelo visto, não tinha jeito mesmo de resolvê-los em minha vida. Certo dia encontrei alguém que pensei que seria a pessoa indicada para resolver todos os meus problemas. Ledo engano. Aí foi que eles pioraram de vez a ponto de sair vagueando no espaço e no tempo, sem ter vontade de comer, de alimentar o meu corpo e minha alma e saia à esmo sem saber para aonde ir ou chegar. Não tinha rumo. Sentia-me realmente perdido, como um ser humano em frangalhos, em que nada mais na vida me restava, a não ser a sarjeta, o total menosprezo pela vida e pronto. Era um caso perdido. Não tinha mais jeito nem solução, a ponto de tentar desistir de tudo, até mesmo da vida. Que coisa, por que da vida, o bem mais precioso que temos, hem? - Ah!, não! - Da vida jamais poderia abrir mão, pois sendo o que de mais importante temos, como poder desprezar a nossa própria vida? - Não,  isso não! - Pensava comigo dentro do meu próprio eu ontológico. Logo eu, que sempre fui um sujeito tão otimista, sonhador, visionário por um mundo melhor, como querer desistir naquele ponto, hem? - Não, isso não vou fazer! - Tenho que encontrar as forças que preciso dentro de mim mesmo para superar todas as dificuldades, dores e sofrimentos pelos quais passei. Não posso capitular diante de tentações tortuosas e que nada resolvem a vida de ninguém!
          Foi aí que aos poucos procurei buscar forças em mim mesmo, tendo o gosto por minha própria vida, dando um outro rumo, valorizando o que sempre gostei de mais fazer, vendo ao meu redor o sofrimento de tantos e por vezes até, me colocando no lugar daquele que sofria mais do que eu e foi aí que descobri, que na verdade, em comparação a muita gente, eu não passava de um simples grão de areia diante de tanta dor e sofrimento alheios e então procurei buscar o meu rumo, valorizar a minha vida, mesmo que vez por outra ainda tropeça, não posso capitular de uma dádiva divina em que a força a gente busca e encontra dentro da gente mesmo. É essa força que deve alimentar o corpo e alma da gente e dar a continuidade do viver, do crescer e da valorização da vida como ela deve ser, sempre procurando fazer o bem sem olhar a quem, deixando sempre de fazer o mal, quando chegares diante de uma situação em que o bem não estejas em tuas mãos. É assim que encontrei o alimento para me fortalecer, a seiva para beber e no mistério do mundo à minha volta para me dar a devida segurança de que sempre existirá algo maior para nos dar a força que queremos e que buscamos na vida.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A PERPLEXIDADE DIANTE DOS DESCASOS PÚBLICOS


É DE SE EXPLODIR DE REVOLTA - Infelizmente, ontem assisti uma reportagem do Fanstástico sobre os descasos descaradamente sem-vergonha, do mau uso das ambulâncias e daquelas chamadas SAMUS, pelos órgãos públicos que deveriam cuidar da saúde dos brasileiros. O Enfoque se voltou mais para os Estados do Nordeste, a exemplo da Paraíba, de Sergipe, Alagoas, porém sem deixar de se focar também para o chamado Brasil dos ricos, como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, assim como, dos mais pobres, como Pará, Amazonas, entre outros. Realmente é lamentável que pessoas deixem de ser socorridas em momentos cruciais de suas vidas, por falta de atendimento, mesmo que seja de uma ambulância para transportar o doente, mesmo que ele vá para um corredor da morte, que é o hospital público. O pior é se mostrar que existem ambulâncias adquiridas por municípios, encostadas há mais de ano, sem sequer terem sido usadas, o que representar um descaso ainda maior, gerando esperas desnecessárias, dor, sofrimento e morte entre a nossa população mais pobre. A nossa sociedade, os nossos políticos, esse nosso Brasil, precisa definitivamente criar vergonha na cara, esta é a verdade nua e crua, ou não camaradas! - E olha qaue se mostrou somente um pedacinho do Brasil, e o restante, hem???

E EM NOSSA REGIÃO? - Sejamos francos, mas deixar de dizer ou de falar sobre uma realidade em que vivemos, é ser omisso e compactuar em não procurar melhorar o que está ruim ou funcionando de forma precária. Por estas plagas não faltam ambulâncias para atender os nossos doentes, mas as que são adquiridas novinhas em folha, com poucos dias de uso, estão amassadas, sujas e até em desuso por falta de manutenção, o que representa também, um descalabro e falta de responsabilidade para com a saúde do povo e a coisa pública.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS - Aqui em Buíque, se fazia necessário pelo menos, uma máquina de radioterapia ( Raio X) e uma para mapear ECG (Eletro-cardiograma), máquinas de manuseios simples e necessárias para detectar pacientes com lesões ósseas e com indícios de infarto do miocárdio, para que pudessem vir a ser transferidas para outras regiões mais adiantadas, se bem que, em se tratando de saúde pública, se acredita que não tem essa de mais, nem de menos adiantada. É tudo de um desarranjo só! - O ser humano ainda sobrevive de acordo com a lei de sobrevivência, porque em muitos casos, a depender de tratamento, assistência médico-hospitalar e prestação de socorro imediato, o sujeito morre antes do tempo chegar.

DIGA-SE DE PASSAGEM - O problema de todo esse imbroglio na saúde interiorana de um modo geral, só tem piorado a saúde pública no geral, que remanejados para outros centros, a exemplo de Caruaru ou Recife, só vão mesmo penar e, se não atendidos, com certeza, dependendo da gravidade de cada caso, o óbito é uma certeza de uma morte anunciada. O Município de Buíque tem uma população de cerca de 52 mil habitantes. Com tanta gente assim, bem que já se podia pensar num hospital regional, como é uma das idéias do prefeito Jonas Neto, embora exista uma grande distância em se imaginar e se realizar! - Mas a questão de saúde pública e educação, é mais uma questão de vontade política. Se o administrar quer, é só batalhar que a obra nasce e as melhoras chegam ao nosso povo.

ANA ARRAES MINISTRA DO TCU? - Votei em Eduardo Campos e por isso mesmo, sou critico quando bem entender, assim como nos demais em quem votei. Não sou eleitor capacho de ninguém, muito menos dos políticos em quem votei e, se confiei um voto de confiança em alguém, é minha obrigação como eleitor diante dos meus representados, de fazer cobranças e críticas. Decepciona-me Eduardo Campos, na qualidade de político mais votado proporcionalmente do Brasil, feitor e benfeitor do PSB de Pernambuco, o partido fisiologicamente que mais tem crescido, sem a menor qualidade ideológica, em emplacar a sua mãe como Ministra do TCU. Gostaria de saber o que a deputada federal entende de fiscalização de contas públicas e o que entende de direito, hem? - Embora seja um cargo político, na verdade, quem hipotecou os mais de 300 mil votos nela, o fez para ela ser deputada federal e não para ser Ministra do TCU, onde deverá ficar pouco mais de cinco anos e depois, de aposentada compulsoriamente com salário de mais de 30 mil reais, afora carro franqueado, motorista, entre outras mordomias mais, tudo isto saído dos cofres públicos. Eh! Eduardo, dos políticos fisiológicos, nada tens de diferente! - Até teus antes aliados em Arcoverde, tu abandonastes em favor dos votos do prefeito Zeca Cavalcanti, que subia nos palanques e só fazia te esculhambar, em defesa de Jarbas Vasconcelos, ou estou mentindo, hem camaradas! - Tu na verdade és um líder de barro, carregas o andor de qualquer santo que tenhas votos para barganhares, ou não?

NÃO ÉS DIFERENTE DE NINGUÉM - Com essa carinha de santo e de menino "daqueles olhos verdes", na verdade nunca me enganastes! - Na verdade tu não és melhor que Jarbas Vasconcelos em absolutamente nada, pois se metias a lenha nele por ter vendido a CELPE para se eleger como governador de Pernambuco pela segunda vez, podes crer que, se essa empresa estivesse em tuas mãos, com certeza farias o mesmo, ou não? - Como justificar a adesão de quase unanimidade de Pernambuco? - Adesismo será que não é sinônimo de política do fisiologismo, ou não camaradas! - Só não vendestes a COMPESA até agora, por que a empresa tem a sua banda podre maior do que a sadia, ou não? - Tu que prometestes não vender o BANDEPE (Será que ainda lembras???), quando eras Secretário da Fazenda do teu avô, na verdade foi a primeira coisa que se fez no Governo de Arraes, a de vender o banco estatal, que foi quebrado pelos próprios políticos, pela bagatela de 180 milhões de reais, ou não? - Será que isso é história de Pinóquio, ou é a mais pura verdade, hem? É!, "menino daqueles olhos verdes", agora vens tu com essa de nepotismo desbragado a emplacar a tua própria mãe como Ministra do TCU, ou tem outro nome para se dar? - Para isso mesmo colocaste até o PC do B no "el paredon", para fazer mamãe Ministra do TCU, que queria emplacar Nelson Rebelo, ou não?

domingo, 25 de setembro de 2011

COLUNA DOMINICAL - BATENDO O MARTELO

Aqui não tem conversa fiada não senhor, é prego batido, ponta virada!
A) - Fiz assinatura da Revista Veja, não para me informar mais com essa revista como meio de comunicação, mas sim, para ver o outro lado da moeda do que ela diz no verso e reverso, aonde só tem procurado mesmo lascar mais os partidários do ex-presidente Lula e alidados, e mesmo que a Presidente Dilma Rousseff, venha procurando acertar, acinda assim, a revista acha por bem encontrar uma fagulha podre para fussar e o fedor subir no ar. A revista Veja, como a Globo, o Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e outros grandes veículos de comunicação, fazem parte da grande imprensa fascista desta Nação.

B) - Não que se defenda aqui a política do mau-caratismo, isso de jeito nenhum, mas só descer a lenha sem nada de positivo no mínimo procurar se mostrar, a falta de caráter certamente está com a revista e a grande imprensa. Vou continuar assinante da revista, afinal de contas, existem repórteres, os títeres de plantão, que só veem defeitos mesmo no PT et caterva, nos demais, nada procuram voltar a sua metralhadora giratória, a ótica virulenta em seus pontos de vista. Na verdade, o PT se igualou aos demais partidos e não é coisa mais que se cheire bem, ainda assim, só lascar o PT, é pura má-fé, ou não, Revista Veja.

C) - Na verdade não só uma banda da política está podre, mas toda ela está jogada na sarjeta como rato de esgoto, ou se está procurando jogar vitupérios ou dizer invencionices ou mentiras deslavadas. Na verdade não só a política, mas toda a sociedade está contaminada e todo mundo está querendo tirar uma casquinha, bastando somente uma oportunidade, ou não camaradas! - Sem essa camaradas, sejamos mais francos no que escrevemos, sobretudo, os pseudos-escritores da nossa região, que só procuram vê uma banda da podridão e não mostram o outro lado da moeda. Está na hora de se deixar o mau-caratismo de lado e dizer as verdades que o povo precisa saber e não ficar somente de rabo preso e dizendo inverdades!

D) - Tem mais, a Revista Veja, só fala mesmo com maior destaque, em Zé Disceu. Não que se queira ser um paladino na defesa do ex-ministro, isso porque, ele já tem grandes bancas advocatícias e bons advogados para defendê-lo, a exemplo de Márcio Thomaz Bastos, que já foi o coveiro do ex-presidente Fernando Collor de Mello, quando do seu impeachment. Então qual a razão da revista detonar o advogado por defender Zé Dirceu? - Em que Dirceu é diferente de Collor, guardadas as proporções, hem? - E para que sereve o Direito, senão para defender causas ou o direito ferido, lesado ou com ameaça de lesão, mesmo que vindo de águas turvas?

E) - Uma tal de ex-miss Paraíba, de nome Mayna Neiva, que deve ter tido os seus quinze segundos de fama, talvez até de forma duvidosa, declarou que começou a fazer o curso de Direito na Faculdade da Paraíba, mas quando descobriu que o curso "defendia todo tipo de falcatruas, ficou com raiva e desistiu", terminando por fazer letras. Nada contra o Curso de Letras, que por sinal é um belo curso, mas dizer que o Direito defende falcatruas, vai uma grande distância. A uma, ela demonstra que pode mais entender de usar o seu corpo direito, do que a ciência do direito; a duas, não fosse o direito, certamente ela não estaria sequer dizendo essa tamanha besteira e a três, se ela tivesse se aprofundado e conhecido realmente o que é o direito, iria descobrir que no mundo moderno, o direito é imprescindíval às liberdades democráticas, a defesa do livre direito de expressão, como ela mesma se expressou e ao Estado Democrático de Direito, em que ela abre o bico para dizer besteira. Mas quem tem o seu cérebro de miss, faz uso dele como bem entender, né mesmo camaradas!

F) - Outra mais, a Revista Veja, em face de seu Editor, Roberto Civita ser de origem judaica, rechaça com veemência o reconhecimento do Estado Palestino pela ONU, que na verdade, não passa mesmo de um grande boneco nas mãos dos países poderosos que tem o indefensável poder de veto, a exemplo dos Estados Unidos, França, Inglaterra, Rússia, China, entre outros. Afinal, para que porra serve essa organização mundial, que sequer foi capaz de impedir a porralouquice da Guerra do Iraque, empreendida por George W. Bush, hem? - A ONU mais parece uma marionete nas mãos das grandes potências e só! - E Barack Obama, hem, aquele sujeito de orgiem afrodescendente, primeiro presidente negro dos racistas norte-americanos, por qual razão pregou uma coisa na sua campanha e hoje no poder, defende outra, hem?

CHARGE DO DIA


sábado, 24 de setembro de 2011

MERVAL PEREIRA TOMA POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS SEM NUNCA TER ESCRITO UM LIVRO


       O picareta Merval Pereira substitui o escritor de verdade Moacyr Scliar na cadeira 31 da ABL (Academia Brasileira de Letras). Em sua longa (61 anos) e inútil vida jamais escreveu nenhuma obra literária: publicou dois livros com coletâneas de seus horrendos artigos escritos para jornais. 
          Se tivessem algum valor jornalístico suas "obras" teriam sido premiadas em sua área, mas ninguém jamais pensou numa ofensa dessas ao jornalismo. Além de seu lixo impresso destaca-se como insuflador do ódio e disseminador da burrice nas organizações Globo de rádio e TV. Uma vergonha para uma academia que destaca-se por nunca ter tido a menor vergonha em lamber as botas do poder elegendo ditadores, políticos e, agora, jornalistas de esgoto.

Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution

ESTOU COMPENETRADO, GOSTARIA MUITO DE CONVERSAR COM DEUS

         
              A vida é geralmente feita de erros e acertos. Quem sabe, talvez, erramos mais do que acertamos. É isso! - Mas por mais que erramos é sempre, sobretudo para os que tem consciência, é querendo cometer acertos e buscar nos erros cometidos, acertar, se aperfeiçoar como seres humanos. Posso até me contrar numa fase zen da minha vida, aonde se deve buscar a plenitude do saber, do conhecimento e da bondade divina. Por isso mesmo, gostaria muito de ter um diálogo com Deus. Dizer para Ele das boas intenções que vivem dentro de mim, das tormentas que por vezes tenho que enfrentar para poder suportar os percalços da vida e, claro, falar das minhas tristezas, que por vezes são bem mais do que as minhas alegrias. Gostaria de falar para Ele também, que ainda sou um sonhador, um ser humano quer tem muito amor, carinho e afeto para dar, além de buscar ver no próximo o amor que tenho em mim mesmo, como semelhantes que somos.
            Não estou fazendo uma oração, mas uma confissão de corpo e alma voltadas ao encontro de Deus, de ter uma conversa verdadeira e sincera com Ele, que tudo nesta vida pode. Sei que não sou a perfeição em pessoa e quem o é, hem? - Acredito que não existem pessoas cem por cento perfeitas, porque como tais, somos sucetíveis de cometermos erros e próximos das imperfeições das maldades do mundo e da vida. Deus, quero dizer-Te bem próximo de teu ouvido, peço que Me ouças e tens um pouco de compaixão para esse ser que só quer simplesmente amar, dar amor e que tem muito amor para dar. Não o amor meramente carnal, banal, venal, mas o amor verdadeiro que em Vos é possível encontrar. Que Deus seja louvado e nos abençõe a todos nós.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

COLUNA DAS SEXTAS - NAS GARRAS DA TARÂNTULA

Esteja você aonde estiver, que o meu olhar venenoso estará de olho fixo em você!
A VIDA - Sei como a grande maioria, que a vida dá muitas voltas. Ora estamos por baixo, taciturnos, ora somos dominados por algumas fagulhar de otimismo. Também, como seres humanos, somos suscetíveis de cometer erros, mas de acertos pode ser formulada a nossa vida. Por isso mesmo, devemos elevar nossos  pensamentos ao Deus Todo Poderoso, pois sem ele não somos ninguém.

ERRAMOS -  Somos também fagulhas de acertos, de erros, mesmo tendo consciência de que estamos errados, mas nem por isso devemos baixar a nossa guarda, principalmente quando das tempestadas poderá vir a bonança.

OS ACERTOS - Claro que dos erros cometidos no decurso da nossa vida, haverá de um dia chegarem também os acertos, pois ninguém poderá se eternizar somente cometendo erros. São das lições de tantos erros que por certo cometemos, que com certeza os acertos hão de vir.

LEITE DERRAMADO - Coisa que nada adianta, é chorar o leite derramado, afinal de contas, águas passadas, como é do conhecimento de todo mundo, não podem mais mover moinhos. Agora são das lições da vida, que deveremos sempre ter consciência de aprender da dor e do sofrimento para sabermos valorizar a vida da gente.

BURRICE - Continuar no erro, é pura burrice de quem quer no erro permanecer. Só se erra se quisermos continuar errado, daí o sujeito não pode ser valorizado como humano, mas na verdade não pssa mesmo de um asno asqueroso.

LEVANTA A CABEÇA - As pedras que rolam em nosso caminho, não poderão perdurar para sempre, mas sim, devemos driblá-las, passar por elas e levantarmos a cabeça, pois ninguém poderá  viver uma eternidade tão-somente cabisbaixo e taciturno. Vamos, pois, pintar uma dose de otimismo na vida da gente.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AS IMPOSIÇÕES DO MUNDO GLOBALIZADO

             
                Quem quer que seja, para pode sobrevir na vida, tem que se submeter a essa questão crucial, mas necessária por imposição, do mundo globalizado em que vivemos. Quer seja dos grotões aos grandes centros, hoje somos escravos dessa tal de globalização. O exemplo maior não deixa de ser as inúmeras antenas parabólicas que vemos para todos os lugares por mínimos que sejam, onde presenciamos os esguinchos dessas antemas para uma linguagem universal que os meios de comunicação procuram difundir. O regional, a cultura do povo local está dando lugar, está sendo engolida pelo poder midiático desse mundo que na verdade não é da gente, mas sim, de interesses de mundos distantes do que aprendemos na nossa cultura popular.
                 Todo mundo deixou de falar "oxente ou arriégua", para falar um linguajar difenrete, sulista, suldestista e assim por diante, até americanizado, o matuto anda falando, como se estivese nos "states" e muitos querendo partir para Miame, conhecer a Dysneilandia e até a Scotland Yard, a disciplinada polícia inglesa que matou um brasileiro de forma bestial e sem o menor motivo. Os municípios de Pernambuco, ninguém conhece a maioria, mas conhece Ney York, Albuquerque, Nova Jerssey e Washigton, a capital de Obana, Presidente americano. Governador do Brasil ninguém mais conhece não, mas se falar em Osama Bin Laden, todo mundo tem conhecimento, "daquele terrotista atroz que derrubou as torres gêmeas em pleno centro do mundo". As culturas do lugar, antes do maracá, deu lugar ao funk pop, ao hip hop e ao rock an roll, deixando de lado o baião de Luis Gonzaga e o Luar do Sertão. É nisso que está danto, essa tal de globalização.                 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A VIDA É DURA, MESMO ASSIM NÃO DEVEMOS SER MEROS INSTRUMENTOS USADOS AO BEL PRAZER DE OUTREM


JORNAL DA CIDADE (OU DE ZECA?) - Que me desculpe o confrade e amigo jornalista matuto, como eu também tenho orgulho de ser, PC (FARIAS?), mas o Jornal da Cidade, última edição, está mais para um Jornal de Zeca, do que voltado para os interesses da região, já que se diz um jornal de Buíque, mas que atende a todas as regiões e opções de publicação e publicidade, sejam quais forem. O Jornal, da primeira à última página, só tece loás pelos feitos de Zeca e de seu irmão deputado estadual,  Júlio Cavalcanti. Pelos comentários do Jornal, existe um momento histórico regional antes aos "cavalcantis" (Zeca e Júlio) e o pós, pois da forma como as coisas são pinceladas pelo mensário (ou trimestrário?), tudo anda às mil maravilhas. Não existe mais miséria, fome, tudo está plenamente coberto por beleza, cores, bonanças e farturas. Será mesmo isso, camarada PC?

MATÉRIA POSITIVA - Matéria digna de elogio e não poderia deixar de ser, foi àquela publicada sobre a apresentação do nosso amigo Paulo Tarciso (o Paulinho do Fórum de  Buíque), nosso cordelista e escritor, que dia 30 estará lançando o seu primeiro livro, "As Janelas do Sobrado", por sinal um livro muito interessante e que rememora fatos, personagens e acontecimentos vivenciados pelo autor, que poucos buiquenses tem o devido conhecimento. Vale a pena conferir o livro do amigo Paulo Tarciso, o cordelista que fez uma grande apresentação de literatura de cordel no SESC de Arcoverde.

PESQUISA SÓ DE REJEIÇÃO??? - Interessante é o fato de ainda o nobre "mui ami" PC (FARIAS?), divulgar à exautão, uma pesquisa indgna de credibilidade, isso por que, não existe pesquisa somente de rejeição e se assim o fosse, qual a razão de não incluir o nome do "nobre" ex-prefeito Arquimedes Valença? - Será pelo fato do jornalista PC ser amigo do peito do "padim" Arquimedes, é isso e só vê nele as qualidades que os seus olhos e suas idéias alcançam, é isso? - Camarada PC, a gente em determinadas circunstâncias, deve também, mostar o outro lado da moeda, "O Reverso da Medalha", ou não?

CADÊ OS 30 ANOS DO JORNAL DE ARCOVERDE - Por se intitular um Jornal de Buíque, mas com amplitude regional, o mensário (ou trimestrário?) do PC, sequer uma notinha fez com relação aos trinta anos do Jornal de Arcoverde, que neste último mês de agosto, completou três décadas de circulação e fazendo história na Terra do Cardeal e da região. Esse sim, se pode dizer um jornal que zela pela diversidade de opiniões e que faz história em nossa região. Tem lá as suas quedas momentâneas, mas é mais por uma questão de sobrevivência do que propriamente somente por conveniência. Mas essa questão é meramente de seu Diretor e Editor, que não interfere nas matérias publicadas pelos colaboradores, abordem elas os temas que abordarem, pouco importando se estão sendo a favor ou contra a quem quer que seja.

MAIS UMA - Mais uma coisinha só, camarada PC, que tal dá uma olhadinha com mais carinho para a nossa terra, pois se assim o fizer, vai ver não se tratar única e exclusivamente de uma terra arrasada, mas sim, uma terra que tem gente de bem, esperançosa e lutando por melhoras, as quais não vieram em tempestades passadas, ou vieram? - Só se foram na sua ótica, caro camarada!

FALAR DO QUE CONVÉM - Falar num meio de comunicação somente do que lhe convém, é muito cômodo, justamente se for para agradar somente o seu rei, na qualidade de servo. Na imprensa livre, democrática e independente, esse tipo de posicionamento termina mais dia, menos dia, por cair a máscara, como está acontecendo com a Revista Veja, o Jornal a Folha de São Paulo e outros grande meios de comunicação. Por isso mesmo, caro PC (nada contra), que tal emitirmos nossas  opiniões com isenção de ânimo, quer a favor, quer contra, hem? - Claro que a imprensa tem a questão de sobrevivência, mesmo assim, a gente deve dizer as coisas, noticiar os fatos com isenção. Essa pesquisa de rejeição, não passa mesmo de um engodo com o intuito de prejudicar única e exclusivamente uma pessoa e beneficiar o seu benfeitor, ou não camarada?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A LEVEZA DO DEVER CUMPRIDO


ANIVERSÁRIO DO JÁ – Ontem, 18 de setembro de 2011, foi comemorado o aniversário do Jornal de Arcoverde, que fundado por Enaldo Cândido, em 1981, a data festiva se na data de ontem, na residência do anfitrião fundador do JA. Muita gente compareceu a essa importante data festiva, em que se comemora a existência de um mensário interiorano que já perdura por cerca de 30 anos de circulação e que vem fazendo história em Arcoverde e em nossa região. Escalado para falar sobre essa data, não me fiz de rogado e procurei na medida do possível dar conta do recado. Presenças marcantes de meus filhos Hélder Modesto, Delsinho Modesto, advogados Luciano Pacheco e Edilson Xavier, mas faltou a presença de muitos colegas, que mesmo convidados, não deram o ar de sua graça, mesmo assim, a festa não perdeu o seu brilho e importância, ao som do amigo Tenório, que toca uma espécie de forró estilizado no violão, o que não deixa de ser uma criatividade inovadora. Parabéns a todos que compareceram ao evento e principalmente ao Jornal de Arcoverde.


ANIVERSARIANTE DO DIA – Meu filho primogênito Hélder Modesto, também marcou a sua data de aniversário ontem, fato esse lembrado no momento de minha prelação, ao parabenizar o Jornal de Arcoverde por seu trinta anos, também fiz com relação ao meu filho. É desejo meu, que tais datas ainda perdurem por longos e longos anos, apear de ninguém prever o dia derradeiro de quem quer que seja. Só esperamos viver e ter a consciência, a leveza do ser do dever cumprido.

CANDIDATO DE ZECA – Tomei conhecimento nessa final de semana, que nos planos do prefeito Zeca Cavalcanti, existe também mais um plano B para uma possível candidatura a candidato a sua sucessão.Trata-se de seu Procurador do Município, Dr. Pedro Melchior, que é um grande amigo e colega de Curso de Pós-Graduação em Garanhuns. Pedro, à primeira vista, poderá se constituir em um nome de peso na sucessão arcoverdense, na sucessão do lado oficiala. Quanto a Luciano Pacheco, dificilmente virá a ter o apoio de Zeca, podendo, o que é mais provável, vir a se constituir no candidato de oposição, isso por que, o vereador que é detentor de vários mandatos eletivos, sempre sonhou com a possibilidade de vir a se tornar prefeito de Arcoverde, o que não deixa de ser uma pretensão legítima.

EDILSON XAVIER – Para o advogado Edilson Xavier, o candidato de oposição capaz de vencer o grupo oficial do poder de Arcoverde, ainda é Julu Guerra, apesar de ser um ser ausente na Terra do Cardeal. Perguntei a Edilson por que Arcoverde está sendo emplacada como a Capital do Samba de Coco, disse-me ele que isso é criação de Júlio Cavalcanti, ah!, tá ok!

Momento solene e esperado da festa, o discurso deste blogueiro.
NOTA - Por motivo de este Blog se encontrar fora do ar, é que deixamos de fazer a nossa postagem de ontem. Espero, pois, a compreensão dos acessadores deste instrumento internetário de comunicação.

sábado, 17 de setembro de 2011

BODES-EXPIATÓRIOS DE MOVIMENTOS LIBERTÁRIOS E OS GRANDES TRAIDORES HISTÓRICOS


1. – A Inconfidência Mineira, em 1789, teve a participação de vários figurões da época, entre intelectuais, advogados renomados em que a devassa promoveu a acusação de 34 pessoas, que tiveram suas sentenças definidas em 19 de abril de 1792, com onze dos acusados condenados a morte: Tiradentes, Francisco de Paula Freire de Andrade, José Álvares Maciel, Luís Vaz de Toledo Piza, Alvarenga Peixoto, Salvador do Amaral Gurgel, Domingos Barbosa, Francisco Oliveira Lopes, José Resende da Costa (pai), José Resende da Costa (filho) e Domingos de Abreu Vieira. Desses, apenas Tiradentes foi executado, os demais tiveram a pena comutada para degredo perpétuo por D. Maria I. O Alferes foi executado em 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro, esquartejado, sendo as partes de seu corpo foram expostas em Minas como advertência a novas tentativas de rebelião. Na verdade, o pau caiu mesmo, como sempre acontece, nos mais fracos e por isso mesmo, foi Tiradentes quem se tornou o “bode expiatório” da Inconfidência Mineira e, quanto ao restante, tiveram como castigo, o degredo perpétuo, mas perderam o pescoço, como Tiradentes, que foi morto de forma brutal no Rio de Janeiro e as partes de seu corpo colocadas expostas em partes da cidade, para servir de exemplo contra qualquer outro movimento insurreto contra a coroa portuguesa. Silvério dos Reis, que foi o delatou, conseguiu se safar.

2. – A fraqueza humana nos movimentos libertários, sempre buscam, quando definham, colocar a cabeça de alguém de somenos importância, para pagar o pato, como ocorreu com Tiradentes, que na verdade não passou mesmo de um ninguém qualquer a pagar por uma revolta contra os portugueses, que certamente, ele não era o mentor intelectual da insurreição, mas sim, não passava de um “bode expiatório”, que no final das contas foi usado para livrar a cabeça dos demais.

3. – Outra porra-louquice histórica que nos deparamos de forma transversa, foi a questão do Grito da Independência, que na verdade, em momento algum aconteceu como a versão da história oficial procura passar como verdadeira para os pósteros. Na verdade, se duvida até se houve mesmo esse tal de grito de independência ou morte, bradado por D. Pedro I. A uma, ele era português de nascença e claro, como assim de repente se voltar contra os interesses de seu pai, D. João VI, assim de forma mansa e pacífica e ficar tudo bem, como não  houvesse se operado mudança lá muito substancial; a duas, naquela época o Imperador não gozava de nenhum apoio popular do Brasil, que se curvava ainda pelos ideais da coroa portuguesa e, a três, dizem que em 07 de setembro de 1822, D. Pedro I, estava com uma dor de barriga danada, então, como vir de Santos até São Paulo e no Ipiranga, dar o grito de independência. O que existe mesmo na história, não passa de um engodo, uma simbologia história pintada oficialmente como bem entenderam, para justamente limitar os fatos da nossa evolução história, como se realmente tivesse acontecido de verdade como consta dos compêndios de história.

4. – No geral, a história sempre reflete um lado ao gosto do freguês ocasional, menos a verdade real dos fatos. Por isso mesmo, é que sempre devemos nos ater aos dois pesos e duas medidas que sempre nos apresentam como fatos verdadeiros ou inverídicos da história. A bem da verdade, existem muitos fatos fantasiosos que procuram nos passar, como se realmente tivessem acontecido como procuram pintar, quando a realidade dos fatos é bem diferente do que foi pintado no quadro.

5. – Tem mais, ainda existem os traidores históricos que não podemos deles nos esquecer. Na época de Jesus Cristo, foi Judas Iscariotes; na Revolução Pernambucana de 1817, Calabar foi peça fundamental em favor dos holandeses e, no Golpe Militar de 1º de abril de 1964, Cabo Anselmo, fez de conta que era comunista, partiu para a clandestinidade e terminou por dedurar todos os seus pares para os militares e até a sua namorada que estava grávida de quatro meses, foi morta impiedosamente, assim como os demais que se insurgiram contra o golpe militar de 64. Traidores jamais deixarão de ser párias de fatos históricos e sociais na linha da história do tempo.

6. – Na vida da gente, a coisa mais execrável e torpe com a qual a gente pode se deparar, é com os fracos de espírito, os traidores e os falsários com os quais nos deparamos no nosso dia a dia. No nosso cotidiano da vida, nos deparamos mais com gente ruim do que com pessoas boas, do bem, não querendo com isso em dizer, que não existam também, pessoas excelentes, disso a gente não pode desconsiderar, entretanto, o que mais vemos a nossa frente, são pessoas querendo nos derrubar, nos derrotar e nos humilhar, como se foram elas, “Deuses do Olimpo”, e que acham que no pedestal das vaidades, ninguém a qualquer momento, pode levar uma rasteira e cair na sarjeta como um rato de esgoto.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ESCRITOR CYL GALLINDO, APOIA A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA ENTIDADE CULTURAL EM BUÍQUE


     Recife, 14-09-11

    Querido amigo
    Escritor Manoel Modesto

Pela primeira vez vejo uma manifestação com substância lançando-se em busca de uma saída para a cultura esquecidamente lembrada de Buíque.
    Você tocou no ponto nevrálgico da questão. Especialmente nos tempos atuais. Não pode mais existir ações individuais ou individualistas. Os atos devem se conduzir para o beneficiamento de grupos, de coletividades. Para tanto, os indivíduos também devem estar organizados em instituições. Lembre-se do adágio: Uma andorinha só não faz verão. Você citou o seu próprio caso, de Cidinaldo, de João Evangelista e Nair, de Paulo Tarcísio. Uma coletividade, como se pode ver.
    Plagiando Jesus: “Tu o disseste! Propondo amplas discussões, em busca de possibilidades “de nós mesmos, que gostamos e estamos ligados à cultura, criarmos um órgão”... “para que possamos nos fazer representar através desse órgão”.
    Matou a charada! Seguramente, é esse o único caminho.
    Quanto a mim, pode assegurar, contamos com c.g.
    Já que citou João Evangelista e Nair, informo-lhe que eles lançarão seu livro sobre Catimbau em Fortaleza, dia 04-10, para o que me convidaram.

   Abraços buiquenses

    Cyl Gallindo

E. T. saudações para Paulo, lá na sua Janela.

COLUNA DAS SEXTAS - NAS GARRAS DA TARÂNTULA

Esteja você aonde estiver, que o meu olhar venenoso estará sempre de olho em você!
EDUCAÇÃO - Existem pessoas, que por mais que  supostamente sejam estudadas, preparadas, não passam de reles seres humanos desprezíveis, aonde a educação, a civilidade e o tratamento com urbanidade para com os seus semelhantes, ficou há anos-luz de distância, como no caso de algumas autoridades que deveriam saber ter um mínimo de fino trato com urbanidade, educação e civilidade. Tais pessoas que se acham acima das outras, teem o meu irrestrito repúdio.

LANÇAMENTO DE LIVRO - Será no próximo dia 30 deste mês, o lançamento do livro "As Janelas do Sobrado", do confrade e amigo Paulo Tarciso, no Salão Paroquial, por volta das 19h00, segundo informações do próprio autor. 

GOVERNO FORTALECIDO - Convidado a integrar a sua equipe de Governo, o Prefeito Jonas Neto, fez o convite a Blésman Modesto para a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, o que pela história do ex-prefeito de Buíque por três vezes, com certeza, pela respeitabilidade que ainda desfruta perante o povo buiquense, só virá fortalecer a equipe de Jonas e a sua candidatura à reeleição. Esse fato, bem que poderia ter acontecido há mais tempo, em face da experiência que Blésman tem com o trato da coisa pública.

O PARTIDO VERDE - PV - O Partido Verde - PV, que foi reativado por mim, está aberto aos que pretenderem se filiar numa agremiação que prima pelo verde, na defesa do meio-ambiente e no desenvolvimento de uma economia sustentável, em que o ser humano deve ser o elemento principal como meio fomentador de um futuro da humanidade, sem a destruição da natureza. Por essas idéias, é que estou procurando fazer um partido que venha ser o diferencial político para a nossa terra.

TROCA-TROCA - Como as filiações para quem quiser participar das disputas das próximas eleições municipais findam até o dia 30 deste mês, está havendo um troca-troca partidário dos diabos e a guerra para pegar essa ou aquela sigla, que em sua maioria, não passam mesmo, pela fragilidade dos nossos partidos, de siglas de aluguel, nada mais que isto, ou não camaradas!

FAZEM DA POLÍTICA UM NEGÓCIO - O que não dá para entender, é que existem famílias de políticos, que querem fazer da política um jogo particular, querendo usar as cidades como se fosse um instrumento, um negócio particular, privado, como a gente vem observando em vários municípios circunvizinhos da nossa região. A boa política não pode ser articulada dessa forma, quando se visa o trato da coisa pública com a responsabilidade que se deve ter, por isso mesmo, é que o eleitor, deve saber discernir, escolher o político que realmente seja digno de seu voto.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM ÓRGÃO PRIVADO DE INTERESSE PÚBLICO PARA DESENVOLVER A NOSSA PRODUÇÃO CULTURAL

              
             Não quero ser petulante, mas sim, ousado naquilo que ora proponho como uma das metas a se consquistar, não através de mendigação com o pires na mão implorando uma ajuda de órgãos públicos, nem tampouco, dos potentados e que pouco ou quase nenhum interesse ou compromisso tem demonstrado com o nosso desenvolvimento e produção de cultura propriamente dita. Quando falo em cultura, não estou me reportando a eventos festivos de momentos passageiros e que passado o instante, se esvai no tempo e ninguém mais se lembra daquele momento de êxtase de uma farra bombástica que aconteceu no dia anterior, em que muitos jovens se esbaldaram, namoraram, ficaram com mais de uma das mocinhas e vice-versa, bebiricaram à exaustão, além de que, outros mais bagunçaram o coreto do que se divertiram, e nada fica na mente ôca dessa juventude, como conteúdo para a formação da própria vida no desenvolvimento moral e social. Não quero aqui, generalizar, pois tem muito jovem que é cabeça e tem a devida responsabilidade por um futuro promissor.
            Acredito que Buíque, nossa região, tem muita coisa a ser mostrada, desde a nossa rica cultura popular, os nossos talentos que aí a gente observa se destacando nos campos das letras, das artes plásticas, na literatura de cordel, na música e no teatro. Então o que me pergunto, é que, aonde estão os órgãos públicos ou a ajuda privada para dar um impulso para que a nossa gente de talento possa se desenvolver, crescer, viver com as próprias pernas, ser alguém na vida, ajudar seus familiares e engrandecer o orgulho buiquense e regional? - Infelizmente não se vê um projeto cultural voltado para esse setor, nem tampouco, a sensibilidade da iniciativa privada do nosso lugar, para dar uma mãozinha em absolutamente nada, no que toca se tratar de iniciativa cultural. E ainda tem gente que se arvora como se fora "o mecenas das artes", o que é só mesmo da boca para fora.
             Quando fazemos um projeto cultural de iniciativa própria, como por exemplo a criação, produção e editoração de um livro, não aparece ajuda de quem quer que seja, mesmo que isso só venha a engrandecer o nosso próprio povo e a cultura do lugar. Dou como exemplo a publicação de meus dois livros, o primeiro, "MODESTO À PARTE", em 1988 e, o segundo, "NO AMOR E NA POLÍTICA MUITA "SAFADAGE" HÁ", em 2007, ambos publicados pela Cia Editora de Pernambuco - CEPE, não teve a ajuda de quem quer que seja. Foram ambos bancados por iniciativa particular. O exemplo mais recente, vem de Paulo Tarciso, que tem demonstrado um desforço tremendo para mostrar o seu trabalho, a sua arte na literatura de cordel e, para lançar o seu primeiro livro "AS JANELAS DO SOBRADO", não obteve a ajuda de ninguém, quer da inicitativa pública ou privada. Se alguém deu alguma coisa, foi a título de esmola. Seria melhor nem ter dado a contribuição, porque não deu para bancar sequer a publicação de um exemplar do belo livro do amigo Paulo Tarciso, que com certeza vai agradar e engrandecer ainda mais a nossa cultura na arte de escrever. Cidinaldo "Buíque", também foi outro que se aventurou na arte de escrever e fez um livro histórico sobre a História de Buíque, que da mesma forma, não teve a ajuda de ninguém, além dos autores do livro Resgate da História de Um Povo, de autoria de João Evangelista Albuquerque e de Maria Nair da Guia, que procuraram de forma sintetética descrever a história da Vila do Catimbau, livro também editado com os seus próprios recursos, em Fortaleza, no Ceará, onde fixaram residência. Que faz todo esse esforço, não porque deseja aparecer não senhor, mas sim, mostrar um pouco do que sabe e fazer da sua imaginação, a fluição do imaginário de cada um, em face das realidades vividas no decurso de suas vidas, para que os mais novos possam se espelhar e os mais velhos, alargarem os seus conhecimentos e até mesmo, se lembraram de fatos que viveram e que não mais se lembram ou que estão vagueando no tempo e ao vento da memória de cada um.
              Então minha gente que vive envolvida em movimentos de cunho culturais, proponho que nos reunamos para que possamos discutir e falar da possibilidade de nós mesmos que gostamos e estamos ligados à cultura, criarmos um órgão local de amplitude regional, para que possamos nos fazer representar através desse órgão, que pode ser nos moldes de uma associatividade, de uma ONG ou até mesmo de uma Academia Buiquense de Artes e Letras - ABAL, para que possamos lutar e bancarmos os nossos próprios projetos culturais, além de promovermos a nossa própria cultura, antes que tudo fique no esquecimento da nossa história e perdido nas imensidões do tempo. Acredito que o nosso confrade amigo, também escritor buiquense, Cyl Gallindo, que é membro da Academia Pernambucana de Letras e já publicou mais de quinze livros, com certeza nos dará o apoio do qual precisamos nessa importante iniciativa.

NOTA: Quem tiver interesse nessa questão, que me procure ou poste alguma mensagem neste Blog ou então, entre em contato através do meu celular ou telefone fixo, indicados neste próprio veículo de comunicação internetário.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

MAIS UM LIVRO NA PRAÇA - AS JANELAS DO SOBRADO


        Dentro em breve, teremos a grata satisfação do lançamento do livro do nosso confrade e amigo, Paulo Tarciso, o "Paulinho do Fórum", que em um linguajar de fácil compreensão e accessível para todos que pretenderem ler um bom livro, que nasce da inteligência de mais um buiquense que se aventura a fazer ilações do seu passado vivido, da simplicidade de sua vida, de sua gente de Buíque, vista sob a ótica de "As Janelas do Sobrado", alguém que viu, viveu e sentiu na pele as agruras de sua vida e de sua gente. Só pelo molde da capa do livro, já dá para se ter uma idéia do conteúdo de suas mais de trezentas páginas de história que migra desde tenra idade do autor e das pessoas, fatos e acontecimentos por ele presenciados e sentidos na própria pele. Vale a pena conferir o livro do amigo Paulinho, que tive a grata satisfação de escrever a "orelha".

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O MUNDO NEM SEMPRE PODE SER VISTO SOB A ÓTICA COMO SE FORA UM JARDIM DO ÉDEN

Imagem de prática de tortura americana na Guerra do Iraque. A barbárie só existe para "nos otros?".
VISÃO DE MUNDO - De tantas atrocidades as mais impensáveis que se possa imaginar, a gente não pode ver um mundo como se fosse um belo quadro pintado de flores num jardim qualquer. Diuturnamente acontecem as piores coisas que jamais seria motivo de se pensar, mas acontecem, isso por que, enquanto existirem seres humanos perversos, vingativos, atrozes e cruéis, jamais deixará de existir violências em todas as suas formas de requintes de crueldades num mundo globalizado e interligado pelos mais sofisticados meios de comunicação. A violência pode vir sob qualquer forma ou meio, de tanto que cientificamente se avançou.

O HOMEM DE HOJE - Se bem que a violência não é mérito dos dias ditos pós-modernos, a violência vem desde que surgiu no mundo o homo sapien ou piorou ainda mais, desde que ele passou a se tornar civilizado. Antes as guerras eram realizadas com instrumentos rudimentares construídos por instrumentos encontrados na própria natureza, como paus, pedras e, quando a pólvora chegou a ser descoberta pela China, aí sim, com o  invento das armas de fogo, afora as perfuro-cortantes que  já existiam, mas a linha da história tem nos mostrado, que a violência era tão cruel quanto se possa mensurar para uma época de poucos conhecimentos científicos. Hoje com as invenções as mais sofisticadas possíveis, que se carrega até mísseis teleguiados sem serem rastreados por radares, a morte está sempre mais perto de cada ser humano.

O 11 DE SETEMBRO - Um ato de violência sem precedentes na história, que sangrou o coração e os brios americanos, foi o ataque terrorista do 11 de setembro, que fulminou com a queda das duas Torres Gêmeas, no centro de Nova Iorque, que fulminou covardemente a vida de cerca de três mil inocentes. Foi realmente, um horror indescritível ver as cenas dos aviões se chocando com as duas torres, com diferença de minutos e logo depois, ver que as duas torres ruíram em pó, fogo, fumaça e morte. Indubitavelmente, foram cenas chocantes, aforam mais dois aviões civis que atingiram outros alvos dos terroristas liderados por Osama Bin Laden.

O TROCO VEIO LOGO DEPOIS - Diante desse ataque, que há mais de semana vem sendo motivo de todo noticiário midiático, não ficou por menos e o troco veio logo depois, talvez até com mais violência ainda, isso por que, os americanos queriam dar uma lição e se vingarem exemplarmente e assim foi que  vieram as guerras sem causa do Iraque e do Afeganistão, isso pelo fato de que os americanos chegaram a matar mais de 900 mil pessoas entre civis e militares. Será que a vingança merecia ser multiplicada por 300 vezes, é isso? - Diga-se de passagem, que esses países de cultura mulçumana, nada tem a ver com os costumes ocidentais; tem seus povos extremamente em estado de analfabetismo e pobreza, tem hábitos tribais e certamente, jamais virão a adquirir esse tal de espírito democrático americano, que da mesma forma, mata, destrói, aniquila países, economias, sem que haja uma causa justificável para se matar milhares de inocentes. Que se vingasse em Osama Bin Laden e seu bando de terroristas, como de fato veio a acontecer, agora contra inocentes, isso é certo? - Aonde é que está a chamada "democracia" americana? - E o país das oportunidades e dos sonhos? - Acho que isso não mais existe, mas sim, eles terão que amargar os próprios pesadelos que criaram mundo afora, ou não camaradas!

O ROMBO APARECEU DEPOIS - Com a promoção de suas guerras particulares, os americanos gastaram mais de três trilhões de dólares de sua economia e o rombo do deficit público, levou o país à quebradeira, se é que eles que mantém tentáculos em todas as partes do mundo, não saquerem, como sempre fizeram, as economias dos outros países, o que já pode se notar com o efeito dominó, que está provocando por tabela a desestabilização econômica no Continente Europeu, que imaginou uma espécie de economia unificada com a criação de uma moeda própria, o euro, mesmo assim, já vem sentindo as consequências do rombo americano, sem contar que também outros países, mesmo que silenciosamente, vem sentindo da mesma forma, essa repercussão. No Brasil mesmo, já se pode sentir uma elevação inflacionária nos preços das mercadorias e nos bolsos dos consumidores, embora os nossos gestores, aleguem que a economia brasileira se encontra estável. Será? - Agora o que não dá para entender, é essa volatilidade econômica se o país não deve mais ao FMI, não depende de alimentos de outros países, a não ser de alguns produtos industrializados, mas com os nossos avanços, já poderíamos ter dominado muitas técnicas de avanços tecnológicos e andarmos com os nossos próprios pés, como vem acontecendo com parte do mundo asiático, se bem que, nesse particular, o Japão é um país que também agoniza. O imbroglio da economia globalizada, é algo um tanto complexo e de difícil compreensão.

NINGUÉM SE LEMBROU - A mídia fascista, divulgou à exautão o 11 de setembro que derrubou as torres gêmeas americanas, mas sequer fez uma referência da derrubada do socialista Salvador Allende Gossens, nascido em Valparaíso, em 26 de junho de 1908, e foi escorraçado do poder do qual tinha legitimamente sido eleito, pelo General Augusto Pinochet, em 11 de setembro de 1973, em Santiago do Chile, com o explícito apoio americano, quando teve o Palácio bombardeado e veio a cometer suicídio para não se entregar ao jugo militar com o apoio dos americanos.  Allende era médico e político marxista chileno, vindo a implantar o primeiro governo socialista naquele país, mas por conta de um glope militar liderado pelo General Augusto Pinochet, foi derrubado do poder, teve o palácio bombardeado e terminou por se suicidar ou foi covardemente assassinado pelos seus algozes americanos. Pelo menos esse factóide de ditador, Pinochet, chegou a ser preso na Inglaterra e terminou seus dias, em prisão domiciliar no Chile, vindo a falecer, e muitos dos militares que com ele compactuou do golpe, chegaram a pagar pelos seus crimes, o que também aconteceu na Argentina. Enquanto isso no Brasil, nem os prontuários dos que morreram por conta do golpe militar de 1º de abril de 1964, querem abrir ao público e até hoje tem desaparecidos que sequer se sabe aonde estão e se chegaram ao menos a ter um enterro digno. Existem fatos na história, camaradas, que merecem ser passados a limpo, para que sirva de exemplo para os pósteros, o que até agora não aconteceu em nosso país.



Em setembro de 1973, Salvador Allende, presidente chileno democraticamente eleito, foi deposto e covardemente assassinado através de um golpe militar apoiado pela CIA e acobertado e patrocinado pelos Estados Unidos.Nixon declarou, à época, que os EUA haviam feito "um bem para a população chilena". Será que o bem foi para eles americanos, o jogo de seus interesses, ou para o povo chileno? - Será?.

domingo, 11 de setembro de 2011

COLUNA BATENDO O MARTELO

Aqui não tem conversa mole não senhor! - É prego batido, ponta virada, ok!
10 ANOS - Hoje, há dez anos passados, o Word Trade Center - WTC, nos Estados Unidos, era a maior presa de ação terrorista do mundo, como jamais poderia se imaginar tanta selvageria que ceifou a vida de pouco mais de três mil pessoas. Em função disso, como represália, vieram as guerras do Iraque e do Afeganistão, patrocinada pela insanidade maior dos americanos, que terminou por tirar a vida de mais de 900 mil pessoas, o que implica em dizer, que a vigança feroz matou 300 vezes mais do que as vítimas da loucura da sandice do islamismo.

JULGA, CONDENA E MATA - Por se acharem no direito de fazer ao que bem entender, os Estados Unidos, julgam, condenam e matam, quer civis ou militares, pouco importa para eles. O que vale mesmo é a lei de Talião multiplicada por trezentas vezes mais. E ainda se dizem democráticos e a terra das oportunidades.

O IMPÉRIO ESTÁ RUINDO - Com os gastos astronômicos para manter as suas guerras particulares, quer onde estejam em jogo os seus interesses, por isso mesmo estão num buraco de trilhões de dólares de deficit público, ou seja, o rombo na economia americana é muito maior do que o seu poder de controlar as suas próprias finanças, correndo o risco em consequência, de prejudicar a maior parte do mundo e causar uma quebradeira generalizada e de repercussões inimagináveis.

DEFICIT PÚBLICO, O QUE É ? - Imagine que você ganhar mil reais por mês e, gasta o dobro desse valor. Com um certo tempo, se o sujeito não controlar as suas finanças vai ficar com um rombo impossível de saldar, tornando-se desta feita, em devedor insolvente, isso por que não se preocupou em fazer uma poupança para suprir despesas excepcionais ou até mesmo aquelas desnecessárias.

OS NOSSOS MUNICÍPIOS - Assim acontece com os gastos públicos dos nossos municípios, que em sua maioria são geridos por uma cambada de irresponsáveis, que em muitos casos, nem sequer os salários dos servidores chegam a ser pagos em dia ou mesmo são pagos. Acontecia isso com frequência em Buíque, aonde além de não se pagar os salários em dia, no mês de dezembro, os detentores de cargos comissionados, sequer chegavam a receber salário, o que não dá para explicar, o que no governo atual não acontece esse tipo de coisa.

PARTIDO VERDE - PV - Mando daqui o convite para quem quiser se filiar ao Partido Verde - PV, o qual foi por mim reativado, para que venha defender o verde. Aqueles que sonham com uma natureza, um meio-ambiente saudável, que lutam para desenvolver uma economia sustentável, aonde devem caminhar juntos, os cuidados que se deve ter com o verde, a preservação do meio-ambiente e o desenvolver de forma saudável e socialmente mais justo, de todos os seres humanos, que venha abraçara essa idéia. Se você pensa assim, estamos de braços abertos para lhes receber. Venha para o Partido Verde - PV, que será bem aceito. Para os que pretendem se candidatar a algum cargo eletivo, só se tem até o dia 30 deste mês para fazer a sua filiação, certo caramadas!